O que fazem os alunos no Clube de Histórias?

28-03-2024

Desta vez, foram os alunos da sequência 2 a realizar a sua primeira entrevista à professora Mariana. 

No dia 19 de março, foram até à sala onde decorria a atividade. Quiseram saber o que faziam no Clube de Histórias e de que forma a leitura de histórias pode contribuir para o desempenho escolar dos alunos. A professora Mariana foi muito simpática e respondeu às perguntas dos jornalistas que não frequentam esta atividade.

Os jornalistas da sequência 2 com a professora Mariana do Clube de Histórias
Os jornalistas da sequência 2 com a professora Mariana do Clube de Histórias

Jornalistas – Que atividades fazem nesta AEC (Atividade Enriquecimento Curricular)?

Professora Mariana – Neste momento, estamos a ler o Harry Potter e a Pedra Filosofal. Estou a fazer isso com todas as turmas e eles estão a gostar bastante. É também para que eles percebam que as histórias têm personagens e relatam coisas que podem acontecer no mundo real e conseguirmos fazer uma introspeção. Também já lemos o Pinóquio e eles gostaram bastante. O objetivo, acima de tudo, é que eles ganhem mais gosto pela leitura.

Jornalistas – Quais as histórias que os alunos preferem?

Professora Mariana – Honestamente, eu acho que as histórias que eles preferem são histórias interessantes. Normalmente, os rapazes gostam mais de dinossauros, monstros, lutas e falas. As meninas gostam mais de histórias emotivas, histórias do colégio, por exemplo, o livro As Gémeas. Elas gostam mais de histórias que sejam mais a nível de relações interpessoais. E os rapazes gostam mais de fantasia.

Jornalistas – Tem algum aluno que goste de escrever ou contar histórias?

Professora Mariana – Tenho muitos alunos que gostam de escrever e de contar histórias. No início, quando comecei a dar aulas, eu não vinha preparada porque não sabia quais eram as histórias que eles gostavam e começaram a fazer uma banda desenhada. Houve muitos alunos que ficaram muito entusiasmados. São muito criativos e até há meninos que fazem as suas próprias histórias em casa.

Jornalistas – Qual o livro que a professora Mariana mais gosta de trabalhar?

Professora Mariana – Foi o Pinóquio porque é um livro em 3D. Eles estavam muito entusiasmados porque o livro tinha muitas imagens ilustrativas da história. Foi uma leitura muito mais dinâmica porque eles estavam mesmo curiosos para saber como é que os desenhos ilustravam o que estava a acontecer na história. Embora eles gostem mais de coisas que têm ilustrações, porque também não desenvolveram muito a parte da imaginação da narrativa de uma história, mas acho que o Harry Potter está a ajudá-los a desenvolver um bocadinho essa parte de imaginar o que é que está a acontecer na história. Sendo que é uma história só com letras e sem imagens.

Jornalistas – Qual o maior desafio que encontra no Clube de Histórias?

Professora Mariana – O maior desafio que encontro no Clube de Histórias é mesmo ao nível da atenção. Eu acho que as crianças normalmente não estão preparadas para estar uma hora sentadas a ouvir. Existe falta de estímulo, porque à partida, uma leitura não é como uma atividade física ou como uma atividade de ver um filme. Acaba por não ser tão estimulante e então é preciso um pouco mais de paciência, porque eles perdem um pouco a atenção, mas ao longo das aulas a atenção tem vindo a melhorar progressivamente.

Jornalistas – Se escrevesse uma história, que tema gostaria de abordar?

Professora Mariana – Eu já escrevi algumas coisas e ganhei dois prémios de escrita criativa quando era mais nova, quando tinha 14 ou 15 anos. As histórias que eu escrevia eram muito tristes na altura. Eu acho que se eu agora voltasse a escrever uma história seria, provavelmente, de fantasia. Imaginava uma história muito mais divertida do que eu escrevia na altura.

Jornalistas – O que mais gosta no Clube de Histórias?

Professora Mariana – Eu gosto muito dos meus alunos, apesar de haver uns mais difíceis do que outros, mas gosto muito de todos. Têm sempre algum comentário a acrescentar às histórias e eu gosto muito de os ouvir e o que é que eles têm a dizer sobre a moral da história.

Jornalistas – E qual a maior dificuldade?

Professora Mariana – A minha maior dificuldade é reportar determinados comportamentos. Tem sido assim uma batalha e não gosto de ter de reportar comportamentos. Acho que deveria ser possível resolver na aula sem ser reportado para eles não terem de levar para casa e para o encarregado de educação ter de se chatear. As AEC são supostas serem uma atividade de enriquecimento curricular, uma coisa mais descontraída, mais tranquila. O objetivo acima de tudo é que eles se divirtam e que aprendam, mas não existe aqui o peso de dar notas ou de estudar. Então acaba por ser um bocadinho triste ter de haver aqui alguns comportamentos menos bons. Deveria ser uma coisa mais tranquila, mas estamos a trabalhar.

Jornalistas – De que forma esta AEC pode contribuir para o desempenho escolar dos alunos?

Professora Mariana – Eu acho que esta AEC é muito enriquecedora uma vez que promove a leitura (fundamental no decorrer da escola), promove a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e os relacionamentos interpessoais. Nós também falamos de outros temas relacionados com o dia a dia. Ainda ontem, contei uma história que uma das miúdas trouxe, que era um livro relacionado com alguns problemas emocionais. A história era sobre a Carolina, que tinha feito um bolo torto para a mãe, e estava muito frustrada porque era muito perfeita e queria ser perfeita e acabava por não perceber que fazer o bolo para a mãe era positivo. Acabámos por ter uma conversa no final da aula. Eu acho que correu bem aqui no desenvolvimento emocional destas crianças.

Jornalistas – Tem alunos muito criativos?

Professora Mariana – Tenho alunos muito criativos. Tenho alunos que conseguem fazer uma história numa hora e é muito giro de ver.

Jornalistas – Alguma vez ficou surpreendida com o talento de alguma criança?

Professora Mariana – Sim. Quando uma criança faz uma coisa positiva é bom reforçarmos. Também não devemos de reforçar só a criança que faz coisas positivas, porque a criatividade e o talento também vêm do treino, não é só da pessoa nascer com. Uma criança que se calhar tem a prática mais nos desenhos vai desempenhar um melhor trabalho ou uma criança que leia mais. O objetivo da AEC em si é fazer esse desenvolvimento da criança cada vez melhor.

Jornalistas – Há quanto tempo é professora nesta área?

Professora Mariana – Bem, eu estou a fazer AEC há um mês e meio.


Cristina Pinto
AEC Jornalismo 

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