Reportagem 

27-05-2024

Centro de Ciência Viva: O que é e o que se faz

No dia 27 de maio, os alunos da sequência 6 tiveram a oportunidade de entrevistar a coordenadora Sandra Silva da EB do 1.º Ciclo do Pinhal do General. 

Esta entrevista teve como objetivo conhecerem um pouco mais sobre o Centro de Ciência Viva (CCV). Os alunos já tiveram a oportunidade de participar em experiências no CCV, mas graças aos esclarecimentos da coordenadora, ficaram a saber um pouco mais sobre o seu funcionamento. Podes ler a entrevista que os jornalistas fizeram e ver uma parte dessa entrevista em vídeo.  

Jornalistas – Há quanto tempo existe o CCV na escola?

Professora Sandra – O CCV existe há 3 anos.

Jornalistas – Qual é a experiência que os alunos preferem fazer?

Professora Sandra – Os alunos gostam de todas.

Jornalistas – Há quanto tempo é responsável pelo CCV?

Professora Sandra – Desde sempre. Desde que o CCV existe.

Jornalistas – Quanto tempo é necessário para preparar uma experiência?

Professora Sandra – Depende, mas cerca de uma hora.

Jornalistas – Já aconteceu algum acidente?

Professora Sandra – Não.

Jornalistas – Quais os dias que os alunos podem visitar o CCV?

Professora Sandra – Sempre que não estejam a decorrer aulas e com o acompanhamento do professor.

Jornalistas – Está prevista alguma exposição das experiências à comunidade escolar?

Professora Sandra – Uma exposição, não. Mas nós temos um tablet onde colocamos todas as experiências que fizemos. O tablet é um mural on-line onde estão os protocolos, as fotografias e as experiências. O tablet é uma ferramenta onde colocamos em colunas tudo o que se vai fazendo.

Jornalistas – Como existe uma horta nesta escola, são realizadas experiências relacionadas com a agricultura?

Professora Sandra – Também já fizemos algumas, mas tentamos abordar todos os temas que são obrigatórios no 1.º Ciclo. Por exemplo: ímanes, experiências com água. Também fizemos a dos robots, a prenda do Dia da Mãe e a prenda do Dia do Pai também foram feitas com experiências.

Jornalistas – É o único CCV deste agrupamento?

Professora Sandra – Não. Este CCV é destinado ao pré-escolar e ao 1.º Ciclo. Temos outro na sede destinado aos meninos do 2.º e 3.º Ciclo. Não quer dizer que nós não possamos ir ao do 3.º Ciclo e eles também podem vir ao nosso. Este está mais vocacionado para todos os pré-escolar e ao 1.º Ciclo. Tem matérias mais adequados para esta faixa etária e outro tem os materiais para os mais crescidos.

Jornalistas – Outros alunos fora desta escola podem visitar o CCV?

Professora Sandra – O Centro de Ciências Viva é para todos os alunos do agrupamento. Claro que não há proibição de virem de outras escolas como convidados. Não é esse o intuito, mas é para os alunos do nosso agrupamento.

A jornalista Lara Chaves a colocar  uma questão à coordenadora Sandra Silva
A jornalista Lara Chaves a colocar uma questão à coordenadora Sandra Silva


A sequência 6 com a coordenadora Sandra Silva
A sequência 6 com a coordenadora Sandra Silva

Na pesquisa que os alunos fizeram acerca do CCV, entrevistaram também alguns alunos do Pinhal do General para descobrirem quais as suas preferências e o nível de participação no laboratório de experiências. Todos os alunos entrevistados já conheciam o CCV, mas a maioria teve alguma dificuldade em referir uma experiência que gostaria de repetir. No entanto, cerca de 20% identificou o vulcão como a experiência a repetir. A experiência do sabonete foi a preferida pelos alunos, seguida da experiência do microscópio. Quase todos os alunos disseram que ficaram muito surpreendidos com estas experiências. Nesta pesquisa, foram recolhidos 10 testemunhos, tendo sido validadas 8 opiniões de alunos do 1.º, 3.º e 4.º ano.


Cristina Pinto
AEC Jornalismo 

Clica na barra amarela e vê parte da entrevista

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora